DENTÍSTICA

A dentística é a área da odontologia capaz de unir estética e saúde quando o assunto é cuidar do seu sorriso, já que ela atua tanto na cosmética quanto na restauração dental. Ou seja, além de se preocupar em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos seus dentes, é um ramo que também faz o possível para que o resultado seja satisfatório esteticamente.

Restaurações ajudam a recuperar dentes com cáries?

A restauração dentária é um dos procedimentos mais comuns a serem feitos, principalmente quando o paciente passou por algum trauma causado por cárie ou fratura e que visa a reconstrução da estrutura dentária. Isso porque a falta de um tratamento adequado pode trazer graves consequências para o paciente, podendo levar inclusive à perda do dente. Dessa forma, a restauração consiste em remover a parte afetada do elemento e preencher a área com materiais específicos para impedir a entrada de bactérias e deterioração do local. O material utilizado é feito de acordo com a quantidade de dente que foi perdida, buscando restabelecer tanto a forma quanto a função do elemento dental que foi atingido.

Contenção Ortodôntica tipo Hawley

É o aparelho mais comumente utilizado. O céu da boca é recoberto por uma placa acrílica e um fio de aço contorna a frente dos dentes. É muito eficiente e tem a vantagem de poder ser levemente ativada em casos de necessidade.

CLAREAMENTO

O processo de clareamento dos dentes ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Atualmente existem dois tipos de clareamento e ambos devem ser feitos com a supervisão de um cirurgião-dentista: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro.

O clareamento dental é uma ótima alternativa para quem deseja se livrar dos dentes manchados ou amarelados. Através do contato com agentes clareadores e com o auxílio de um especialista, é possível recuperar a cor original dos dentes e até deixá-los mais branquinhos, típicos de uma estrela de cinema. Isso é possível porque são utilizados produtos à base de peróxido de hidrogênio que, quando em contato com a superfície dental, liberam radicais livres que atuam no clareamento do dente.
Já no clareamento caseiro, o cirurgião-dentista confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, fornece o gel com a concentração ideal para o caso e monitora semanalmente sua evolução. O manejo e a utilização são realizados em casa até mesmo durante o sono. O resultado surge entre três e quatro semanas.

Lentes de contato podem deixar seus dentes mais harmoniosos

Muita gente acredita que o uso de lentes de contato é voltado para questões estéticas, e isso é parcialmente verdade. Esse material é ideal para quem quer dar uma nova forma ao seu sorriso e deixá-lo mais harmonioso e branquinho. Porém, essa não é a única função das lentes – e isso é uma coisa que poucos sabem! A verdade é que além de melhorar a estética dos dentes, elas também podem trazer benefícios funcionais e melhorar problemas de oclusão, melhorando também a mastigação do paciente.
Além disso, o melhor de tudo é que o tempo de duração de uma lente de contato pode ser de 10 a 15 anos! Tudo vai depender dos cuidados que o paciente tem com a sua higiene bucal, é claro, mas as chances de ser um procedimento duradouro são altas – desde que você cuide direitinho dela. Não se esqueça também de fazer aquela visitinha ao dentista a cada 6 meses para ver se está tudo em ordem!

Facetas dentárias têm função parecida com a das lentes

Bem parecidas com as lentes de contato, as facetas de porcelana têm o objetivo de melhorar a aparência dos seus dentes e corrigir defeitos congênitos de formação do dente – em alguns casos pode até mesmo resolver problemas de trincas, fraturas, e, claro, a coloração. Porém, apesar de semelhantes, há dois fatores bem específicos que as diferenciam: a espessura e a forma como o dente é preparado para que o procedimento seja feito.
As facetas são restaurações de cerâmica de mais ou menos 1 a 1,5 milímetros que são cimentadas sobre a superfície dentária e que precisam de maior desgaste para isso. “O desgaste é realizado com uma broca diamantada, em seguida, é polido com brocas ultrafinas e pontas especiais para acabamento. Após o preparo do dente, é confeccionado uma faceta provisória, que ficará até que as definitivas estejam prontas para serem cimentadas ao dente preparado”, conta o odontólogo.

Gengivoplastia e gengivectomia ajudam a corrigir o sorriso gengival

Apesar de serem procedimentos cirúrgicos que são realizados praticamente da mesma maneira, a gengivoplastia e a gengivectomia tem objetivos diferentes. Ter um sorriso gengival é algo que geralmente traz bastante incômodo para o paciente, que não tem outra alternativa a não ser buscar formas de solucionar esse problema, e é aí que entra a gengivoplastia. Isso quer dizer que esse tratamento é indicado para resolver problemas mais estéticos do que por questões de saúde, já que a intenção é refazer o contorno anatômico da gengiva em áreas onde o tecido gengival é excessivo. Por outro lado, a gengivectomia tem seu olhar voltado para a saúde do paciente e é indicada para eliminar o excesso de gengiva causado por doença periodontal.

ODONTOPRIME MARÍLIA - Todos os direitos reservados © 2022 Desenvolvido pela Agência Dragons
Olá...podemos ajudar?